Blog

Balanço Patrimonial

É uma demonstração contábil que representa a posição patrimonial e financeira de uma empresa de forma qualitativa e quantitativa num determinado período de tempo.

Sua principal função é fornecer uma foto da contabilidade e da situação financeira da empresa em questão. Através de sua análise é possível ter um entendimento melhor do modelo de negócios da companhia.

Dentro de um balanço patrimonial há um equilíbrio, porque o total de ativos é igual à soma dos passivos com o patrimônio líquido.

Total do Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido (1)

Onde,
Ativos: representa o local onde os recursos foram aplicados. Ele é formado pelo conjunto de bens e direitos, sendo que o primeiro é tudo aquilo que possui utilidade e pode ser avaliado economicamente, por exemplo, estoques, veículos e maquinários. Já o segundo são os créditos que uma entidade possui em suas relações com terceiros, por exemplo, duplicatas a receber, impostos a recuperar.

Passivos: compreende as origens de recursos utilizados para financiar os ativos. Ele representa todas as obrigações e dívidas contraídas com seus funcionários, outras empresas e com o Governo.
Patrimônio Líquido: representa a parte da empresa que é propriedade dos acionistas. É obtido subtraindo os ativos dos passivos.

Desmembrando a equação (1), obtém-se:

Ativo Circulante + Ativo Não Circulante = Passivo Circulante + Passivo Não Circulante + Patrimônio Líquido

Ativo Circulante

Contempla propriamente o dinheiro e tudo que será transformado em dinheiro considerando o prazo máximo de um ano. São contas que estão constantemente em giro, movimento e circulação. Os itens mais comuns desta categoria estão listados abaixo:

Disponibilidades

Compreende os valores existentes em caixa e nos bancos. Significa o que está disponível para a empresa, normalmente tendo alta liquidez. A movimentação dessas contas costuma ser bastante intensa.

Contas a receber

É utilizada quando um cliente compra um produto ou serviço mesmo sem ter pago o valor total que deve (compras no cartão, parceladas no boleto, carnês, cheque pré-datado). São valores ainda não recebidos decorrentes da venda de alguma mercadoria.

É natural uma empresa ter um aumento no contas a receber quando está expandindo as suas vendas. O problema ocorre quando as vendas estão estagnadas e o contas a receber aumentando. Se os clientes realmente se tornaram inadimplentes, a companhia deverá reconhecer essa perda como despesa em exercícios futuros dentro da DRE.

Estoques

Os estoques compreendem a matéria-prima, produtos semiacabados e produtos acabados prontos para serem comercializados.
Empresas de varejo tomam um cuidado especial com esta linha. Caso os produtos encalhem nas prateleiras, a companhia é obrigada a ceder descontos para vendê-los, o que afeta diretamente a sua margem bruta.

Ativo Não Circulante

São os ativos que possuem a expectativa de ser transformados em caixa num período superior a um ano ou não possuem essa expectativa, como por exemplo, as instalações fabris de uma indústria.
Intangível

São ativos que não podem ser tocados. A marca de uma empresa é um exemplo de ativo intangível, mas o mais comum é o ágio proveniente da aquisição de outra companhia.
Se uma empresa fizer uma aquisição de uma concorrente pagando um preço acima do patrimônio líquido, o valor excedente será reconhecido como ágio. Caso esta aquisição se mostre pior que o imaginado inicialmente, a empresa reduz o valor do ágio registrado inicialmente, gerando uma despesa extra conhecida como impairment.

Imobilizado
São os bens tangíveis utilizados para a manutenção das atividades normais da empresa, servindo a sua estrutura. Imóveis, terrenos, edificações, automóveis são alguns exemplos de ativos imobilizados.
Os valores registrados no balanço patrimonial são líquidos da depreciação acumulada, fornecendo uma estimativa um pouco mais justa para tais ativos.

Passivo Circulante

São as obrigações que a empresa deve pagar dentro de um ano.
Empréstimos e Financiamentos
Faz menção a dívidas o qual a empresa deve pagar num período inferior a um ano.
Se o empréstimo de curto prazo for maior que os ativos circulantes a empresa poderá ter problemas de solvência.
Fornecedores
São obrigações contratadas com terceiros pelo fornecimento de bens ou serviços. Alguns exemplos: empresas fornecedoras de matéria prima, luz, seguradoras.
Obrigações sociais e trabalhistas
São obrigações em relação aos funcionários da empresa. Alguns exemplos: salários, comissões, INSS e FGTS.
Impostos e contribuições sociais
São obrigações em relação ao Governo. Alguns exemplos: COFINS, ICMS, PIS, CSLL e IRPJ.

Passivo Não Circulante

São as obrigações da instituição que deverão ser liquidadas após o exercício social seguinte, ou seja, prazo superior a um ano. As linhas que compõem são as mesmas do passivo circulante.
Empréstimos e Financiamentos
Um volume de dívidas alto não necessariamente é ruim. Se uma dívida foi tomada a taxas atrativas com a intenção de financiar um projeto que melhorará os resultados operacionais, pode ser algo positivo aos acionistas.
Faz sentido comparar o endividamento em relação a outras empresas pertencentes ao mesmo setor, isto porque há setores que são naturalmente alavancados, enquanto outros não necessitam de capital de terceiros para expansão.
Dois múltiplos de endividamento comumente utilizados para esse comparativo são:
Dívida Líquida/EBITDA;
Dívida Líquida/Patrimônio Líquido

Onde,
Dívida Líquida = Empréstimo do curto prazo + Empréstimo de longo prazo – Disponibilidades

Patrimônio Líquido
Conforme dito anteriormente, representa a parte da empresa que é propriedade dos acionistas. Alguns fatores que afetam o patrimônio líquido e, consequentemente, o ativo relacionado estão listados abaixo:

– Distribuição de dividendos: redução do caixa e do patrimônio líquido;
– Aumento de capital: aumento do caixa e do patrimônio líquido;
– Impairment: redução do intangível e do patrimônio líquido;
– Lucro trimestral: normalmente ocorre aumento do caixa, mas pode ser dos outros ativos circulantes, e consequentemente, do patrimônio líquido.

Capital Social

Valores recebidos ou gerados pela empresa, formalmente incorporados ao capital, mediante decisão da assembleia de acionistas. Um aumento de capital altera essa linha pertencente ao patrimônio líquido.
Reservas de Lucro
São reservas constituídas com a retenção e apropriação dos lucros da entidade.

Disponível em: www.analisandoacoes.com.br

J&J Contabilidade e Assessoria - Todos os direitos reservados Mafraweb