Blog

Trabalhar no Feriado

Para os trabalhadores de carteira assinada, os dias de folga são muito bem-vindos, mas, para o empresário, essas paralisações precisam ser devidamente calculadas para evitar um impacto negativo nas finanças.

A boa notícia é que basta um bom planejamento para alavancar as vendas nas datas comemorativas, ao invés de se preocupar com os dias parados.

Trabalho no feriado

Um feriado que cai em dia útil quase sempre exige do empreendedor ajustar processos para evitar quebras na produção e nas vendas ou prejudicar prazos na execução de serviços.

Caso a decisão seja por trabalhar nessa data, é preciso calcular horas extras, lembrando que é devido um acréscimo de 100% à hora de trabalho do funcionário que exercer jornada em domingos ou feriados.

Além dos cálculos, é preciso usar o bom senso. Em algumas atividades, vale a pena conceder a emenda de feriado (dar folga na sexta após um feriado na quinta, por exemplo).

Embora a perda evidente de produtividade, há um ganho motivacional ao colaborador. Você só precisa garantir que o dia não trabalhado seja recuperado de alguma forma.

Empresas que mantêm acordos de compensação de horas com seus funcionários podem se valer da estratégia em casos de emenda.

Outra opção é o banco de horas, sendo utilizado o saldo do colaborador para cobrir o dia sem atividades. É uma boa para o empresário, que não precisa arcar com horas extras, e para o trabalhador, que tem no descanso um incentivo à qualidade de vida.

Não existe uma solução perfeita, pois tudo depende da realidade do seu negócio. Mas se há algo que se aplica a todos eles, é a palavra planejamento.

É preciso analisar prós e contras de todas as medidas possíveis para que a decisão seja acertada. Não esqueça de consultar a sua equipe para entender todas as variáveis da decisão.

FONTE: /www.contabeis.com.br

J&J Contabilidade e Assessoria - Todos os direitos reservados Mafraweb